A Fortaleza de São José de Macapá foi construída pelos portugueses no século XVIII com o objetivo de resguardar a Foz do Rio Amazonas e a porção norte de seu território brasileiro da invasão por outras nações europeias e garantir o domínio da região. A execução da obra levou quase vinte anos, foi autorizada pelo Rei D. José I e projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio, sendo inaugurada em 1782. Participaram da construção oficiais e soldados, além de trabalhadores, escravos indígenas e africanos.
Do ponto de vista da engenharia militar, trata-se de uma fortaleza complexa e de grandes dimensões. Vista de cima, a Fortaleza de São José de Macapá tem formato parecido com o de uma estrela, pontuado por seus baluartes. Por sua magnitude, excepcional valor histórico e características arquitetônicas, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950, sendo inscrita no Livro do Tombo Histórico.
Durante os anos de 1997 a 2006, o monumento passou por um processo de revitalização. Em 2008 foi reconhecida como um museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), passando a ser denominada como Museu Fortaleza de São José de Macapá e hoje é considerada a principal referencia visual e simbólica da capital amapaense, representando um dos maiores atrativos turísticos do Estado do Amapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário