quinta-feira, 23 de junho de 2016

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DO MACAPÁ - AP

A Fortaleza de São José de Macapá foi construída pelos portugueses no século XVIII com o objetivo de resguardar a Foz do Rio Amazonas e a porção norte de seu território brasileiro da invasão por outras nações europeias e garantir o domínio da região. A execução da obra levou quase vinte anos, foi autorizada pelo Rei D. José I e projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio, sendo inaugurada em 1782. Participaram da construção oficiais e soldados, além de trabalhadores, escravos indígenas e africanos.

Do ponto de vista da engenharia militar, trata-se de uma fortaleza complexa e de grandes dimensões. Vista de cima, a Fortaleza de São José de Macapá tem formato parecido com o de uma estrela, pontuado por seus baluartes. Por sua magnitude, excepcional valor histórico e características arquitetônicas, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950, sendo inscrita no Livro do Tombo Histórico.

Durante os anos de 1997 a 2006, o monumento passou por um processo de revitalização. Em 2008 foi reconhecida como um museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), passando a ser denominada como Museu Fortaleza de São José de Macapá e hoje é considerada a principal referencia visual e simbólica da capital amapaense, representando um dos maiores atrativos turísticos do Estado do Amapá.

Fonte:  http://fortalezas.org/

Fonte: http://www.amapadigital.net/cotidiano_amapa_view.php?ID=122747

fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1132

Imagens: internet






O desenho da fortaleza está na bandeira do estado


Macapá - 1761 'PLANTA Da Villa de S. Jozé do Macapa tirada por Ordem do Ill.mo e Ex.mo Sñr. Manoel Bernardo de Mello de Castro Gov.or e Capp.am General do Estado do Para & c. em o Anno de 1761 pello Capitão Eng.ro Gaspar Joaõ de Gronfelde'




Imagens do interior da fortaleza da década de 1950


















Rampa de acesso as baterias

 



Capela de São José


 Na década de 1940, um navio naufragou e, para marcar o local, construíram o atual bloco de concreto chamado “Pedra do Guindaste”, que tem sobre ela a imagem de São José, padroeiro

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário