quinta-feira, 23 de junho de 2016

BALLISTA ou BALISTA

BALLISTA ROMANA

A ballista era um tipo de artilharia anterior a pólvora, usada principalmente contra homens em formação. Era um grande arco montado em posição horizontal. Utilizava um guincho e uma catraca para criar a tensão do arco. Geralmente o projétil era uma grande lança de metal ou de madeira com a ponta de metal. Atirados contra uma massa de pessoas a distâncias de até 300 metros, as lanças podiam incapacitar diversos inimigos.

A principal função das balistas era derrubar cavalaria (mata-cavalos) e máquinas de cerco (ferramentas que ajudam num cerco à fortaleza, como trabucos, catapultas, aríetes, entre outros. As balistas funcionavam como bestas gigantes mas, diferentemente dos arcos, sua forma de tiro não era arcal (atirar ao alto para que a flecha/dardo/seta caia sobre o alvo) mas sim horizontal (disparo reto. Podia assim atingir o alvo com maior velocidade de impacto, infligindo maiores danos ao inimigo. 

Para se armar a balista era necessário puxar a corda para trás usando a engrenagem. Como uma gigantesca besta, conforme a corda era tensionada colocava-se um  dardo de cabeça metálica ou com ponta incendiária e então disparava.

Apesar de se tornar famosa junto as legiões romanas, a Balista foi usada por outros exércitos durante os tempos.





Fonte: NEWARK, Tim. História Ilustrada da Guerra. trad. Carlos Matos. São Paulo: Publifolha, 2011.
Fonte:  JESTICE, Phyllis G. História das Guerras e Batalhas Medievais. O Desenvolvimento de Técnicas, Armas, Exército e Invenções de Guerra na Idade Média. trad. Milton Mira de Assumpção Filho. São Paulo: M. Books, 2012.

Um comentário: