A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade, fundada em 25 de Dezembro de 1599, no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico.
Em formato de estrela, a fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598. Em 1633 foi invadida pelos holandeses. Anos mais tarde, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte. O monumento ainda preserva os canhões expostos na parte superior do prédio, capela com poço de água doce e alojamentos.
Sua história começa com a resposta das coroas portuguesa e espanhola à ameaça externa, principalmente pelos corsários franceses que traficavam o Pau-Brasil, determinando a construção de um forte e de uma colônia na sua periferia.
Em 1597, no período da união das coroas portuguesa e espanhola, foi determinado, por intermédio do Governador-Geral do Brasil, D. Francisco de Souza, a organização de uma expedição para expulsar os franceses.
Seria também edificada uma fortificação na barra do Rio Potengi, e, posteriormente, seria fundada uma cidade nas suas proximidades. Coube ao Capitão-mor da Paraíba, Feliciano Coelho, e ao governador de Pernambuco seguir para o Rio Grande do Norte, ali estabelecer uma colônia e construir um forte.
Mas em 1633, a Holanda após invadir a Fortaleza dos Reis Magos, após uma tentativa fracassada de invasão há dois anos antes, muda o nome de Natal para Nova Amsterdã e o Forte virou o Castelo de Ceulen (Kasteel Keulen). “É uma prática comum na história vermos os conquistadores alterarem a toponímia dos lugares invadidos”.
CURIOSIDADES SOBRE O FORTE:
1 - No centro do Forte você encontra uma pequena igreja. Sobre o teto desta fica um local secreto onde eram armazenados os armamentos e munições na época dos colonizadores.
2 - O piso do Forte ainda é o original. Ele possui mais de 400 anos e estão muito bem conservados.
3 - Não existia banheiro no Forte. O local que era habitação de capitães e soldados, tinha um espaço reservado para tais necessidade e os dejetos eram jogados ao rio.
4 - O atual forte apresenta planta poligonal irregular, erguido em alvenaria de pedra e cal. Em torno do terrapleno, ao abrigo das muralhas, encontram-se dispostas a Casa de Comando, os Quartéis e os Depósitos ao centro, uma edificação de planta quadrangular, em dois pavimentos: no pavimento inferior, situa-se a Capela, apresentando vãos em arco no superior, que só é alcançado a partir de escadas, está Casa da Pólvora, coberta por uma cúpula piramidal.
ENTRADA DA FORTALEZA
APÓS ENTRAR NO FORTE O VISITANTE JÁ
ENCONTRA AS IMAGENS DOS 3 REIS MAGOS
CAPELA NO INTERIOR DA FORTALEZA
CAPELA NO INTERIOR DA FORTALEZA
MARCO DE TOUROS
ANTIGA ARMA CONHECIDA COMO BESTA
BONECO REPRESENTANDO O COMANDANTE EM SUA SALA
POSSÍVEL ROTA DE FUGA, MAS AINDA EM PESQUISA
PARA CONSTATAR A VERACIDADE DO FATO.
LATERAIS DA FORTALEZA
GUARITA
GUARITA
SÍTIO ARQUEOLÓGICO NA FORTALEZA
SELO EM HOMENAGEM A FORTALEZA
Imagens: arquivo pessoal e utilizadas da internet
http://jovensviajantes.com
www.cariocandoporai.com
http://mundoemfoco.viajeblog.com
www.cariocandoporai.com
http://mundoemfoco.viajeblog.com
Referencias:
www : http://fortalezas.org/
IPHAN-
http://www.brasil.gov.br/cultura
http://turismo.natal.rn.gov.br/fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário