A Fortaleza de Santa Cruz está localizada no lado esquerdo da barra da Baía da Guanabara, na Estrada General Eurico Gaspar Dutra s/nr., no bairro de Jurujuba, município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Citada por Souza, a ocupação do local da atual Fortaleza de Santa Cruz, remonta a 1555 quando o francês Villegaignon ali instala duas peças de artilharia em uma pequena bateria de faxina, para defesa do estabelecimento colonial da "França Antártica". Após a campanha portuguesa de 1567, essa posição é ocupada e melhorada no Governo Geral de Mem de Sá (1558-72), e do mesmo modo, por seu sobrinho, Salvador Correia de Sá, quando no governo do Rio de Janeiro (1568-72), que a denomina Bateria de Nossa Senhora da Guia (SOUZA, 1885: 103).
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de mais de 7 mil metros quadrados.
Possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII.
ANCORADOURO DA FORTALEZA
FAROL
CALABOUÇO
Imagens: internet
Fundação
Cultural Exécito Brasileiro: Projetos
Website da Fundação Cultural Exército Brasileiro, versando sobre as informações referentes ao Projeto Restauração da Fortaleza de Santa Cruz.
Website da Fundação Cultural Exército Brasileiro, versando sobre as informações referentes ao Projeto Restauração da Fortaleza de Santa Cruz.
blog: http://jcpedreira.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário