terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FORTE DO BRUM EM RECIFE - PERNAMBUCO


Construção inicial portuguesa, em 1629, por ordem do governador Matias de Albuquerque, recebeu a denominação de FORTE DIOGO PAES, tendo como objetivo reforçar a entrada da barra do Porto do Recife contra invasões. Em 28 de fevereiro de 1630, foi ocupado pelos holandeses, que prosseguiram a construção (1630-1631), usando como material a taipa(areia e faxina) e denominaram-no de FORTE JOHAN BRUYNE 

O Forte de São João Batista do Brum, ou simplesmente Forte do Brum, tem sua construção datada de 1629, em estilo colonial. Nesse ano, o local foi tomado por holandeses, que ergueram a fortaleza em taipa. Em 1690, os portugueses tomaram conta do espaço e o reformaram.

Sofreu pesquisa arqueológica parcial em 1985, pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, em colaboração com o Comando Militar do Nordeste, a 7ª Região Militar e a Fundação Joaquim Nabuco. Na ocasião foi pesquisada a Praça de Armas, descobrindo-se algumas das primitivas estruturas do forte, inclusive a cacimba de água.

Administrado pelo Exército brasileiro, encontra-se restaurado e aberto ao público, abrigando, desde 5 de janeiro de 1987, o Museu Militar do Forte do Brum (MMFB), que exibe armamento e peças arqueológicas.

Em seu interior destaca-se a Capela de São João Batista, em estilo maneirista (FRANCA,1997). 


Hoje, o Exército mantém o lugar com armas e fotos da 2ª Guerra Mundial, além de uma exposição de bandeiras imperiais, reproduções de mapas e até um painel produzido por Francisco Brennand em homenagem a Frei Caneca. 

 

                             


                  IMAGEM DE 1957 DO FORTE

  PRAÇA EM FRENTE AO FORTE


                                          

  IMAGENS INTERNAS DO PÁTIO

 



POÇO DE ÁGUA






 





 MUSEU MILITAR DO FORTE


 ESQUELETO DE SOLDADO HOLANDÊS


 BONECO DE HENRIQUE DIAS

PEDAÇOS DE LOUÇA ENCONTRADAS EM ESCAVAÇÕES NO FORTE

 ARMAS DA 2ª GUERRA






CAPELA DE SAO JOÃO BATISTA DE 1669

 IMAGEM INTERNA DO CALABOUÇO



Imagens: internet

Referencias:

BARRETO, Anibal, Fortificações do Brasil, resumo histórico 1958

http://fortalezas.org/?ct=fortaleza&id_fortaleza=250&muda_idioma=PT

http://fortalezas.org/index.php?ct=bibliografia&id_bibliografia=4







Nenhum comentário:

Postar um comentário