sexta-feira, 11 de agosto de 2017

LARÁRIO


Larário...

O larário era um pequeno altar sagrado da antiga moradia romana (Domus), onde as oferendas e orações eram feitas aos deuses ou espíritos guardiões do lar (lares). Nas casas dos patrícios, o larário situava-se geralmente no átrio (pátio principal das casas romanas).

Nas casas mais humildes, que não dispunham de átrio, o larário era mais frequentemente na cozinha, perto do fogo central. Nas habitações, também poderia haver mais de um larário, tanto nos quartos interiores, como no exterior da mesma.

As formas do larário variavam em função das casas, podendo ser revestidas de mármore esculpido, chegando a parecer um pequeno templo em miniatura, enquanto em outras casas, poderia ser simplesmente um compartimento de madeira ou uma prateleira na parede, mas sempre devia ter estatuetas dos espíritos protetores da família (lares).

No Larário faziam-se oferendas aos antepassados, e cada família tinha os seus deuses específicos a quem lhes devia fazer ritos diários e várias oferendas. Se estas oferendas não fossem feitas, os donos da casa sofreriam várias desgraças, segundo as suas crenças. Nele também se guardavam várias relíquias da família.

Por Reis González

















Nenhum comentário:

Postar um comentário