segunda-feira, 31 de julho de 2017

1777 - INVASÃO DA ILHA DE SANTA CATARINA PELOS ESPANHÓIS


240 Anos da invasão espanhola a ilha de Santa Catarina.  No  século XVIII (1777), após a anulação do Tratado de Madri, agravaram-se os conflitos entre as duas nações ibéricas, Portugal e Espanha, com a Guerra dos Sete Anos, na qual combateram Inglaterra e Portugal contra França e Espanha.
Para enfrentar as forças luso-brasileiras a Espanha organizou uma grande expedição cuja esquadra transportava cerca de 9.000 soldados.
O governo português, além das fortificações já existentes na Ilha de Santa Catarina, preocupou-se em completar o sistema de defesa, através de instruções, recursos humanos, material bélico e embarcações. A ocupação da Ilha ocorreu em fevereiro de 1777, a força naval espanhola chega à enseada de Canas vieiras, então invade com sucesso a ilha, provocando a retirada das autoridades portuguesas e parte das tropas para o lado do continente.   Diante disso, alguns dias depois, é assinado o termo de capitulação, e a entrega da Ilha de Santa Catarina a D. Pedro Cevallos, comandante da expedição.

Imagens da internet
Fonte: OS Espanhóis Invadem Santa Catarina
Fonte: Ilha de Santa Catarina 1777-1778 - a Invasão Espanhola

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário