As Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo são criptas subterrâneas localizadas na cidade de Palermo, Sícilia, no sul da Itália. Atualmente, as catacumbas servem como atração turística, mas nos revela muito sobre o passado da época.
No Século XVI o cemitério do Monastério Capuchinho de Palermo esgotou sua capacidade de abrigar mortos, então, os monges começaram a escavar as tão famosas criptas subterrâneas.
As catacumbas contêm cerca de 8000 cadáveres e 1252 múmias que decoram as paredes. Os corredores são divididos em categorias: Homens, mulheres, virgens, crianças, padres, monges e profissionais. Alguns são postos em poses; por exemplo, duas crianças estão sentadas juntas numa cadeira de balanço.
As catacumbas foram originalmente criadas para guardar o corpo dos frades, mas graças à sua popularidade crescente, nos séculos seguintes tornou-se símbolo de status ter seu lugar nas catacumbas dos capuchinhos.
As pessoas escolhiam até mesmo a roupa em que gostariam de ser embalsamadas e se gostariam que a família as mudassem de tempos em tempos. Os familiares dos mortos vinham rezar em seus nomes e, se necessário, deixar o corpo mais apresentável ao "público".
O lugar era mantido através de doações feitas pelas famílias dos falecidos. Enquanto o corpo estivesse lá dentro, a família deveria contribuir, e caso não o fizesse, o corpo era tirado de evidência e deixado de lado até que a contribuição fosse feita de novo.
Os enterros nas catacumbas foram oficialmente encerrados no ano de 1880, mas existiram funerais até a década de 1920.
Rosalia Lombardo, que morreu de
pneumonia aos 2 anos de idade. Rosalia foi uma das últimas pessoas a ser
"enterrada" nas catacumbas. Seus pais contrataram o melhor
embalsamador da Sicília, Alfredo Salafia, para fazer o trabalho.
O trabalho foi tão bem feito que quando descobriram o cadáver de Rosalia, confundiram com uma boneca de porcelana
Referencias: https://www.youtube.com/watch?v=q0OSQ8qQORg
http://descobrindoasicilia.com/2015/04/catacumbas-dos-capuchinhos-de-palermo/
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/morte-e-misticismo-se-unem-nas-catacumbas-das-8-mil-mumias-de-palermo,d854353f9c616410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
Imagens internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário