quarta-feira, 9 de outubro de 2019

FORTE DAS CINCO PONTAS (1630) - PE

Forte de São Tiago das Cinco Pontas foi construido em 1630 e está localizado no tradicional bairro de São José, no Recife Pernambuco. Originalmente feito de taipa, foi construído em 1630 pelos holandeses, por determinação do Príncipe de Orange Frederik Hedrik, tendo como seu idealizador o comandante Teodoro Weerdemburgh.  Chamou-se,  primeiramente, de Forte Frederico Henrique.    O apelido “Cinco Pontas” é devido a sua forma original, Pentagonal (com cinco extremidades), em forma de estrela.  Os portugueses, por sua vez, o chamavam de Forte das Cacimbas, já que se situava em uma área próxima às cacimbas de água potável de Ambrósio Machado, um abastado senhor de engenho. Em 1677, a fortaleza foi totalmente destruída e, depois, restaurada por Fernandes Vieira. Dessa vez, reconstruído com apenas quatro pontas. Foi também denominado Forte de São Tiago, por ter em seu interior uma capela dedicada a São Tiago Maior, encontra-se um monumento em homenagem a Frei Caneca, líder da Confederação do Equador. Hoje, abriga o Museu da Cidade do Recife e o Teatro do Forte.







Carro com quinta roda para estacionar

Em 1950 na Califórnia USA, alguém criou uma quinta roda para estacionamento.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Mulheres Padaung

Padaung ou Kayan Lahwi é uma comunidade indígena de Kayans, que habita as regiões montanhosas no sudeste de Burma, atual Mianmar, e oeste da Tailândia.
As mulheres da tribo, em sinal de beleza, desde jovens, usam anéis de cobre no pescoço. Quanto mais alto o pescoço mais bela é a mulher.
Segundo reza uma lenda local a muitos anos atrás uma antiga princesa Karen foi morta em um ataque de tigre. A partir daquele dia todas as mulheres da tribo passaram a se proteger contra possíveis ataques com colares de metal.
Registrado pelo livro “Guinness World Records” o pescoço mais comprido de um ser humano pertenceu a uma mulher da tribo Padaung que chegou a medir incríveis 40 centimetros.