Blog com imagens e a História das fortalezas coloniais e imperiais no Brasil, para que o leitor possa saber onde foram construídas e o motivo da construção dessas edificações de defesa nas terras brasileiras. Também encontrará fatos históricos diversos da história de nosso país e de outros mais.
quinta-feira, 26 de abril de 2018
quarta-feira, 25 de abril de 2018
OS MÉDICOS DA PESTE
Os “Médicos da peste” eram os médicos que cuidavam das pessoas infectadas pela peste negra, tratando os pacientes que lutavam contra a doença enquanto viam seus membros apodrecendo com o avanço da peste. Os médicos usavam um bico alongado no nariz que servia para depositar ervas e substâncias aromáticas com o intuito de mascarar o odor podre exalado pelos corpos dos pacientes.
A Peste negra é o nome pela qual ficou conhecida uma das mais devastadoras pandemias na história humana, resultando na morte de 75 a 200 milhões de pessoas. Somente no continente europeu, estima-se que tenha vitimado pelo menos um terço da população. O auge da peste aconteceu entre os anos de 1346 e 1353. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas (Xenopsylla cheopis) dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores.
Referência: McNeil, William. Plagues and Peoples. Anchor Books, 1976.
terça-feira, 24 de abril de 2018
sábado, 21 de abril de 2018
quarta-feira, 11 de abril de 2018
AVIÕES DA PEPSI
O Concord era apenas parte de uma jogada de marketing e propaganda na década de 1960, mas não foi o primeiro avião a ser usado com a marca Pepsi. O outro modelo é da década de 1920.
sexta-feira, 6 de abril de 2018
quarta-feira, 4 de abril de 2018
50 ANOS DO ASSASSINATO DE MARTIN LUTHER KING
Martin Luther King (1929-1968) nasceu em Atlanta, nos Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 1929. Filho e neto de pastores da Igreja Batistas resolveu seguir pelo mesmo caminho. Em 1951 formou-se em Teologia na Morehouse College. Quatro anos depois, concluiu doutorado em Filosofia pela Universidade de Boston.
Em 1954 Martin Luther King assumiu a função de pastor na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama, local onde ocorriam os maiores conflitos raciais do país. Começou sua luta liderando um movimento contra a segregação nos ônibus, após a prisão de Rosa Parks, uma costureira que se recusou a ceder o assento para uma pessoa branca.
Nos Estados do sul a segregação racial tinha o respaldo da lei. Nos ônibus de Montgomery o motorista tinha que ser branco e os negros só podiam ocupar os últimos lugares. O movimento contra a segregação durou 382 dias e terminou após a Suprema Corte declarar inconstitucionais todas as leis de segregação. Foi o primeiro movimento vitorioso do gênero registrado no solo americano
Em 1957 Martin Luther King fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul, sendo o seu primeiro presidente. Passou a organizar campanhas pelos direitos civis dos negros, baseadas na filosofia da não violência, pregada pelo líder indiano Manhatman Gandhi.
Em 1960 conseguiu liberar o acesso dos negros em parques públicos, bibliotecas e lanchonetes. Em 1963 liderou a Marcha sobre Washington, que reuniu 250 mil pessoas, quando faz seu importante discurso, que começa com a frase “I Have a dream” (Eu tenho um sonho), e descreve uma sociedade, onde negros e brancos possam viver harmoniosamente.
Em 1964 foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Nesse mesmo ano Martin Luther King recebeu o “Prêmio Nobel da Paz”. Sua luta se estendeu também nos movimentos contra a Guerra do Vietnã.
Luther King teve sua trajetória interrompida por um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel em Memphis, onde apoiava um movimento grevista dos lixeiros. Em 1977, em homenagem póstuma, representado por sua esposa Coretta Scott King, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade. Em 2004 recebeu a Medalha de Ouro do Congresso Americano, pelos 50 anos da promulgação da histórica Lei dos Direitos Civis.
Martin Luther King faleceu em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, no dia 4 de abril de 1968
Assinar:
Postagens (Atom)